quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Praias do Dia D

Não atualizei mais o blog porque eu tenho chegado morta no hotel e o quarto está sempre meio caótico. Hoje chegamos em Fécamp, uma praia no litoral da Normandia. Bem ao norte de Paris. Aqui tive que pegar um quarto só pra mim porque o hotel não aceita 4 pessoas em um quarto só, mesmo que seja uma criança. Por isso, tive um sossego e consegui atualizar!
Vou relatar como foi a visita das praias do dia D que fizemos ontem.

Roteiro das praias do dia D:

Começamos o dia indo direto para a cidade St Mère Église, perto da praia Utah, onde uma das tropas americanas desembarcou.

Depois fomos em direção a Cricqueville-en-Bessin, onde encontra-se a Pointe du Hoc. No caminho encontramos o cemitério alemão La Cambe.

A pointe du Hoc é uma praia de falésia que tem uma ponte de onde se vê boa parte do litoral. Esse ponto era estratégico para a operação Overlord, pois ficava entre a praia de Utah e Omaha.

Por isso, o local foi fortemente bombardeado. Quando as tropas aliadas chegaram lá, os alemães já tinham recuado, tornando a conquista da Pointe du Hoc mais fácil.

Depois fomos em direção de Colleville sur Mer, também na praia de Omanha, onde está o cemitério americano com 9387 tumbas posicionadas simetricamente.

Seguimos então para Longues sur Mer onde encontram-se 4 baterias de canhão muito bem preservadas. Lá já fica a praia Gold, onde desembarcaram as tropas britânicas.

Por último, quando já estava começando a escurecer, fomos a Arromanches. Nessa praia, os britânicos construiram um enorme porto. Ainda é possível ver partes dele. Na foto, bem na linha do horizonte tem umas partes escuras que também faziam parte do porto.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Lar doce lar

Lar doce lar!!!

Estou de volta à Lyon. E não apenas isso: estou de volta ao INSA! Mas foi só por uma noite... Ontem Zezão, Xandão e Lalinha chegaram em Lyon e agora estamos em um hotel.

A internet em Köln era muito ruim, por isso não atualizei muito o blog. Agora tenho muitas coisas pra atualizar. Köln é muito bonita! A catedral é realmente gigantesca, a maior fachada do mundo! E é gélida por dentro. As ruas de comércio são uma loucura!!! A Cris ficou completamente enlouquecida e comprou tudo o que viu pela frente.

A partir de lá conseguimos visitar várias cidades na região. Começamos com Düsseldorf, Bonn, Liège e Wuppertal. Eu também fui a Maastricht num dia que o pai e a Cris foram numa viagem de estudos a Bad Sassendorf.

Eu fiquei completamente apaixonada por Düsseldorf. A cidade é linda! Cheia de parques e muito bem arborizada. A cidade ganhou ano passado o prêmio de cidade mais verde da Alemanha (ou seria da Europa? ou seria do mundo?). Além disso, é super industrializada! Um bom lugar pra fazer um estágio ou um mestrado.

Fotos de Köln:

Fotos de Bonn:

Fotos de Düsseldorf:

Fotos de Liège:

Fotos de Maastricht:

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Muitas fotos de Berlim, Dresden e Potsdam

Estamos em Köln agora. A temperatura está bem mais amena, embora às vezes tenha um vento polar... A cidade é bastante aconchegante, com vários bares e restaurantes convidativos. A catedral é simplesmente gigantesca, com a maior fachada do mundo! Vou colocar muitos fotos hoje. Começando por Berlim, depois Sachsenhause, Dresden e Potsdam. Ainda faltam as últimas fotos de Berlim e Köln.
Checkpoint Charlie - ponto de entrada e saída de diplomatas e estrangeiros

Pedaço de 1,3km do muro

Desenho de um artista brasileiro

Salão oval do palácio de Charlottenburg

Outro salão...

Os fundos do palácio, nos jardins.

Rua Tauenzienstrasse - cheia de lojas!

Sony Center na Potsdamerplatz

Fotos de Sachsenhausen:
Portão de entrada do campo de concentração de Sachsenhausen
Dessa torre era possível ver todo o campo que tinha o formato de uma fatia de pizza (a torre era a ponta)

O trabalho liberta.

Muro para evitar fugas - quem se aproximava demais era morto

Memorial aos mortos

Muro que circundava todo o campo.
Nesse gramado ficavam as cabanas que foram quase todas destruídas.
Não sobrou muita coisa do campo, mas em duas cabanas que não foram destruídas é possível ver um pouco do dia a dia dos presos.

Fotos de Dresden:

Frauenkirche - Igreja da Nossa Senhora

Fürstenzug - painel com 102m que representa uma procissão dos duques da Saxônia

Entrada do Zwinger - que significa algo como "entre paredes" - um monumento que abriga diversos museus e um jardim no centro

Kronentor - portão da coroa

Fotos de Potsdam:
Principal rua peatonal com várias lojas, para deseséro do pai...

O pai e a Cris dividindo um pão com salsichão!

Palácio Sanssouci - que deve ser muito mais magnífico no verão com as videiras que tem no jardim

Outra do palácio

Palácio de Cecilienhof - onde aconteceu a Conferência de Potsdam no fim da segunda guerra

Sala onde foi assinado o acordo